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5 sinais de que o marketing da sua instituição de ensino está no caminho errado

23 dezembro 2019 / By Francisco Eugênio

O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos tempos e essa mudança tende a ser cada vez mais rápida. Seja para adquirir um produto ou contratar um serviço, ele primeiro faz uma pesquisa na internet a fim de resolver sua dúvida, problemas e desejos.

Quanto mais importante for a compra, como se decidir por uma graduação ou algum curso de línguas estrangeiras, maior será o tempo gasto e a quantidade de pesquisa realizada. O futuro aluno ou seus pais irão recorrer ao Google e redes sociais para encontrar avaliações, comentários, sugestões, instituições de ensino, experiências de ex-alunos, preços etc.

Pensando nisso, é importante refletir se sua instituição está preparada para esse novo modo de consumir e tomar decisões, possibilitando que ao menos esse potencial público encontre sua escola online. Entretanto, é crucial estar atento ao marketing de forma ampla, em seu significado mais abrangente possível.

 

Continue a leitura e veja os 5 pontos que podem estar prejudicando o crescimento de sua instituição:


  1. Falta de um planejamento de marketing digital

O primeiro passo para ter resultados online é ter um planejamento de marketing digital que contenha objetivos, ações e métricas, que ajudarão a entender para onde ir e o que fazer para conseguir a recompensa pretendida. Com esse documento, você saberá o que fazer em cada etapa do processo de captação de alunos: atrair o público desejado, gerar leads, vender para leads, otimizar as vendas e reter alunos.

Em outras palavras, usar os canais online sem um planejamento estratégico é um dos sinais de que algo está errado. Afinal, apenas estar online não garante o retorno que as escolas desejam. É preciso dar atenção ao marketing, adotar uma estratégia e executar adequadamente.

 

      2. Falta de uma presença digital consolidada

A presença digital é um dos pilares do marketing digital: é preciso dar vida a sua instituição nos canais digitais e ser facilmente encontrado pelo seu público-alvo. Sem uma presença digital adequada, sua instituição de ensino terá problemas para captar mais alunos, já que provavelmente o público interessado terá dificuldade para encontrar a sua escola e conhecer seus cursos.

Se você quer saber se sua empresa está com uma boa presença digital, saiba que três são os primeiros passos para construí-la: ter um site corporativo, estar nas redes sociais e produzir conteúdo. Entretanto, é importante frisar que se trata de um trabalho de longo prazo em que se deve ser capaz de se comunicar com o público de modo eficaz, estreitar o seu relacionamento e aumentar a sua influência. Somente assim será possível gerar matrículas e acelerar o crescimento da instituição.

 

      3. Desconhecimento do ROI de marketing em instituições de ensino

Desconhecer o ROI (Retorno sobre Investimento) das ações de marketing é mais um sinal de que a sua instituição não está seguindo o caminho certo. O ROI é uma métrica fundamental para qualquer negócio identificar quais investimentos geram resultados e quais devem ser ajustados ou suspensos. Mensurar o ROI de ações offline é um desafio, mas não mensurá-lo é um erro grave. Afinal, você pode estar desperdiçando recursos financeiros em ações que não fazem a sua escola crescer. No marketing digital, essa mensuração se dá de forma muito mais fácil, possibilitando a otimização do caminho trilhado.

 

      4. Uso inadequado dos canais online

Sua instituição de ensino está presente em vários canais, mas os conteúdos publicados na rede social são aleatórios e o folder impresso é compartilhado no Facebook. O site contém o mínimo de informação possível, não se adapta aos dispositivos móveis e o email é enviado manualmente com muitas informações e com uma frequência que pode chegar a ser considerada spam. Ter esses canais e não usá-los corretamente é mais um exemplo de que o marketing não está sendo efetivo. Quando usados adequadamente, podem trazer resultados impressionantes.

O e-mail marketing, por exemplo, gera o maior ROI das ações de marketing: para cada 1 dólar investido, as empresas têm um retorno de 38 dólares. Nada mal!

Já as redes sociais permitem manter um relacionamento próximo com o público desejado e oferecem ótimas ferramentas para a veiculação de campanhas patrocinadas. Com as diversas possibilidades de segmentação dos anúncios, é possível atingir o aluno ideal para sua escola.

O site da instituição pode ser o maior canal de atração do público-alvo. Por meio da produção de conteúdo e SEO, é possível fazer com que o usuário encontre sua escola no momento em que realiza busca de cursos. Além disso, você pode educá-lo sobre cada curso oferecido e suas respectivas vantagens, fazendo com que o potencial aluno avance na jornada de compra.

 

      5. Falta de integração entre os times de marketing e vendas

Quando a equipe de marketing faz uma boa campanha de Inbound Marketing, por exemplo, gerando leads e os educando sobre o que é ofertado pela instituição, ela prepara o futuro aluno para efetivação de matrícula, que é o momento em que é enviado para equipe de vendas. Assim, é importante que esta equipe esteja preparada para atender esses leads qualificados.

Quando não há integração entre a equipe de marketing e a de vendas, a instituição pode perder matrículas, pois o marketing pode passar leads que ainda não estão preparados de acordo com o time de vendas, ou, ainda, o vendedor pode fazer uma abordagem errada e mostrar desconhecimento sobre as etapas que o prospect já passou e conteúdos que já consumiu. Outro fato comum é a retenção de informações sobre o lead; se não houver integração, esses dois times não saberão o motivo de uma desistência, por exemplo.

 


Percebe como alguns pontos podem estar prejudicando o desempenho e crescimento de sua escola? Se você identificou algum, procure ajuda profissional para melhorar o desempenho. 

 

Contando com o apoio de uma agência especializada no mercado educacional, você prepara a sua instituição para alcançar o público certo no momento certo. Participe de nossa consultoria gratuita e veja como o marketing digital pode auxiliar no aumento do número de matrículas.

 

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About The Author

Francisco Eugênio

Os desafios me movem. Amo pessoas e trabalhos em equipe. Uma vida que não serve, não serve para ser vivida. Acredito fielmente que posso mudar o mundo através de micro revoluções.

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