IMG_5801

Agência B16 | Cobertura do Curso de Atualização de Sacerdotes 2022

Iniciativa da Associação Presbíteros, o Curso de Atualização para Sacerdotes 2022 (CAS) teve a sua primeira edição em terras cariocas, acontecendo no Centro de Estudos do Sumaré, zona norte do Rio de Janeiro.

A Agência B16 esteve presente para fazer a cobertura do evento e conta com exclusividade como foi.

“Afetividade na vida moral” | Curso de atualização de sacerdotes 2022

Realizado entre os dias 18 e 22 de julho, o Curso de Atualização de Sacerdotes foi uma oportunidade para que 130 padres, representantes de quase a totalidade dos estados brasileiros, pudessem participar de palestras e mesas redondas para aprenderem e trocarem experiências sobre o tema “A afetividade na vida moral”, sob a liderança de clérigos especializados nos temas propostos.

Os trabalhos no CAS foram iniciados pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta que se alegrou muito com o fato dos clérigos estarem aproveitando a oportunidade para estreitar laços, fomentar a fraternidade e conhecer um pouco mais da Cidade Maravilhosa.

O dia de estudos teve início com a celebração da Santa Missa, seguido por um breve intervalo para o café da manhã. Os sacerdotes presentes estavam em sua totalidade revestidos pelo hábito talar e demonstravam no rosto a alegria de estarem presentes ali, sempre solícitos, gentis e sorridentes.

Os participantes foram convidados a participar de 4 conferências diárias, com o intuito de orientar os sacerdotes sobre a afetividade na vida presbiteral e sua prática pastoral, todas ministradas por grandes especialistas nos assuntos abordados, entre eles Dom Antônio Augusto, doutor em Teologia Moral, que palestrou sobre “A Personalidade Dependente” e o Monsenhor Vicente Ancona Lopes, doutor em Teologia Dogmática, responsável por falar sobre “Santidade Sacerdotal”. 

“É uma alegria imensa vermos aqui reunidos padres de praticamente todo o Brasil. Tocar de perto o gozo da fraternidade sacerdotal é motivo de muita felicidade. O sacerdote tem que ser santo e alegre, e o fato de estarmos juntos aqui, celebrando temas que nos são íntimos, nos produz uma sinergia de alegria, que nos faz daqui sair com o desejo de sermos bons padres a serviço da Igreja”, afirmou o Monsenhor Vincente Ancona Lopes, um dos idealizadores do CAS.

Os temas abordados são muito relevantes para a comunidade eclesial, presentes na comunidade de forma geral, e que lidam com questões psicológicas, tais como a fé, vocação, saúde mental, depressão, dependência afetiva e santidade.

“O objetivo dessas formações é corresponder às expectativas dos sacerdotes. Do ponto de vista pastoral, temos ouvido falar da importância dos afetos, e entendemos que há uma carência em debates sobre. Essas questões atingem os sacerdotes, pois esses temas chegam até eles, que sentem a necessidade de estarem preparados para poder dar uma resposta à comunidade cristã.”, nos disse o padre Carlos Eduardo Olivieri, organizador do CAS 2022.

Há a estimativa que o evento volte a ocorrer no Rio de Janeiro, e será de suma importância para que os sacerdotes possam se atualizar em suas formações e aprender mais sobre temas que tocam diretamente a comunidade cristã católica em todo o Brasil.

A B16 apoia as iniciativas que visem uma melhor capacitação de nossos padres e busca cada vez mais estar presente em eventos que possam agregar à fé da Igreja, com profissionalismo, dedicação e muita oração.

Para mais coberturas de eventos católicos, continue acompanhando o nosso blog. 

Tags: No tags

LEAVE A COMMENT