carlo acutis

Carlo Acutis: conheça sua história

A Santa Igreja Católica, em festa, realizou a cerimônia de beatificação do jovem italiano Carlo Acutis no dia 10 de outubro, cujo exemplo de vida tem cativado diversos cristãos ao redor de todo o mundo. Carlo colocou a santidade como o seu objetivo de vida e fez do amor a Jesus Eucarístico o principal pilar da sua fé. 

Vivemos em tempos muito difíceis, onde o jovem contemporâneo é carente de bons modelos a serem seguidos e é constantemente assediado por ofertas do mundo que o afastarão do caminho de Deus. Assim, é urgente que se mostre exemplos concretos de santidade aos jovens, para prová-los que ela é sim possível de ser vivida mesmo em tenra idade.

Nascido em 1991, Carlo era um adolescente normal: gostava de jogar videogame, de estar junto aos amigos, viajar e de praticar esportes. Segundo sua mãe, ele “trazia em si uma vida espiritual e tinha dons especiais no uso da internet”. 

Novena ao Venerável Carlo Acutis - Comunidade Mel de Deus

Carlo utilizava a rede para evangelizar. Como era profundamente apaixonado pela Sagrada Eucaristia, utilizou o seu dom com a informática para criar exposições virtuais sobre assuntos ligados à fé, principalmente a catalogação dos Milagres Eucarísticos que aconteciam pelo mundo. Por isso, ficou conhecido como o “ciberapóstolo da Eucaristia”. 

Pastoralmente, participava da Missa todos os dias e rezava o terço, sendo grande devoto da Virgem Maria. Dava aulas de catecismo e ajudava as pessoas mais necessitadas. Costumava distribuir roupas e alimentos às pessoas pobres e desabrigadas de Milão. 

London-born 'computer genius' Carlos Acutis is to be beatified by the  Catholic Church | Daily Mail Online EL BEATO CARLO ACUTIS, DE MUY PEQUEÑO JUNTO A SU MADRE. QUERIDO NIÑO,  QUERIDO JOVEN, VINISTE A ESTE MUNDO CON UNA MISIÓN VERDADERAM… | Católico,  Catolicismo, Oração

Afirmava que a Santa Missa, a Eucaristia, o terço, a leitura diária da Bíblia, a confissão dos pecados e a caridade ao próximo formavam um “kit santidade” e eram uma estrada certeira para se chegar ao Céu. 

Aos 15 anos, Carlo foi diagnosticado com uma forma bastante agressiva de leucemia. Sem se abalar na fé, ofereceu todos os seus suplícios a Deus, na intenção do Papa Bento XVI e da Igreja Católica. Dizia sempre que queria ir direto para o Céu. 

E assim foi, no dia 12 de outubro de 2006, Carlo partiu para encontrar-se com o maior amigo que fez em sua breve vida: Jesus Cristo. 

Carlo Acutis / Fils d' Andrea Acutis y Antonia Salzano | COME-BACK

Em sua Exortação Apostólica “Christus Vivit”, o Papa Francisco mencionou o formidável uso que Carlo Acutis fez dos meios digitais para a evangelização: “ele sabia que o mecanismo de comunicação das redes sociais poderia nos tornar sujeitos adormecidos e fechados na negatividade. Mas ele soube usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho”.  

Quis Deus que o milagre para a sua beatificação viesse a acontecer no Brasil: uma criança que sofria de uma rara doença congênita recebeu a cura divina após rezar diante de uma relíquia de Carlo. 

Milagre de MS aprovado no Vaticano, Matheus hoje tem 9 anos e muita saúde -  Comportamento - Campo Grande News

Milagre de MS aprovado no Vaticano, Matheus hoje tem 9 anos e muita saúde

O venerável Carlo Acutis foi jovem igual a todos nós e carregou dentro de si um coração santo, o que certamente será confirmado pela Igreja em muito breve. É exatamente assim que devemos querer ser. 

Exemplos como o dele nos provam que podemos fazer grandes obras quando decidimos que seguir Jesus Cristo será a principal razão das nossa vidas. Além disso, precisamos ter a certeza de que, em Carlo, ganhamos um amigo no Céu, capaz de interceder por nossas vidas e nos ajudar na caminhada em busca de uma vida santa e mais próxima de Jesus.

Heróis da Fé: Conheça Carlo Acutis, o ciberapóstolo da Eucaristia -  Comunidade Católica Shalom

Conheça o jovem Carlo Acutis, conhecido como 'padroeiro da internet'

Leave a Comment