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Conheça as 5 etapas do Inbound Marketing

17 novembro 2019 / By Francisco Eugênio
Você já ouviu falar em ‘Inbound Marketing’?

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing significa “marketing de entrada” e pode ser entendido como um Marketing de Atração. É basicamente um conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.

A ideia é explorar canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para que sua instituição seja encontrada, fazendo com que o cliente procure a empresa, e não o contrário. A partir da atração, é hora de estabelecer um relacionamento com essa pessoa. Para isso, ela precisa virar um lead (uma oportunidade real de venda).

Estamos falando de conversão: quando uma pessoa passa suas informações em troca de benefícios e recompensas, como um material gratuito que resolva o problema de sua persona, brindes, ofertas etc. Com uma base de leads sólida, entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing. Ela é estabelecida por meio de conteúdo personalizado e autoral e tem como objetivo acelerar o processo de compra.

Neste ponto, o email marketing continua sendo um dos melhores e mais eficazes meios. O custo para alcançar toda sua base de leads é menor em comparação a outros meios, como mídias sociais, e cada campanha – se bem executada – costuma trazer resultados notórios. Os dois tipos mais comuns são emails promocionais e newsletter (email periódico com um série de conteúdo e ofertas).


Basicamente, o Inbound Marketing divide-se em 5 etapas:

  1. Atrair – fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares, por meio de conteúdo relevante;
  1. Converter – aqui se refere à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, ou seja, se tornar um lead (oportunidade real de venda);
  1. Relacionar – nesta etapa, utiliza-se algumas estratégias e ferramentas para acelerar o processo de compra, como e-mail marketing (promoções e newsletter);
  1. Vender – depois de nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda;
  1. Analisar – avaliar seus resultados e comprovar o retorno do investimento com base em dados.

Uma boa ferramenta de Web Analytics para monitorar suas ações, campanhas e resultados é o Google Analytics. Ela é bem completa e ideal tanto para quem está começando quanto para os que já tem experiência na área, e por meio dela é possível extrair diversos dados e fazer análise de métricas.

Adotar estratégias de Inbound Marketing permite uma comunicação assertiva, criando um relacionamento duradouro e possibilitando grandes resultados

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Estamos unidos na oração e no trabalho!

About The Author

Francisco Eugênio

Os desafios me movem. Amo pessoas e trabalhos em equipe. Uma vida que não serve, não serve para ser vivida. Acredito fielmente que posso mudar o mundo através de micro revoluções.

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