fbpx

Descubra o que é a Lectio Divina

02 setembro 2020 / By Francisco Eugênio

Querido leitor, neste mês da Bíblia, queremos muito que a sua experiência de estudos da Palavra de Deus seja enriquecedora.

Estamos confiantes de que a prática da Lectio Divina vai ser grandiosa para aumentar a sua fé e a sua comunhão com Deus.

Pronto? Então, vamos começar, boa leitura!

O que é a Lectio Divina?

A Lectio Divina é uma forma de leitura orante da Palavra de Deus, já sendo uma tradição centenária da Igreja, vinda por meio dos monges do século XII.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirma em seu site que “a Lectio Divina é um alimento necessário para a vida espiritual dos católicos. A partir de sua prática, estando consciente do plano de Deus e da Sua vontade, é possível que se produza frutos necessários para a salvação”.

A constituição dogmática Dei Verbum nos ensina que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem.

Os passos da Lectio Divina

A Lectio Divina é composta por quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.

Lembre-se que todos os passos requerem muita fé. Prepare o seu coração, silencie o ambiente e permita que Deus fale com você.

1. Leitura

Inicie com uma oração invocando a presença do Espírito Santo para que Ele conduza a sua leitura. Defina o texto que você vai ler, pode ser o Evangelho do dia e você pode lê-lo mais de uma vez se quiser.

Preste atenção ao que o texto fala, observe as pessoas que fazem parte dele, em qual ambiente se passa o que é narrado, observe bem os diálogos, as emoções de cada um dos envolvidos no texto santo.

2. Meditação

É o segundo passo da Lectio Divina. Aqui você traz a Palavra que acabou de ler para a sua vida de hoje, para que ela possa produzir efeitos em você. Coloque-se diante da Palavra que foi lida e reflita sobre como ela pode iluminar a sua vida e a sua realidade.

Pergunte ao Espírito Santo o que Jesus quer dizer a você por intermédio dessa Palavra. É chegada a hora de transformar a meditação em uma oração.

3. Oração

Aqui é a sua vez de falar com Deus, que falou primeiro contigo através da Palavra. Fale o que vier em seu coração, louve a Deus e o agradeça. Coloque os seus sentimentos e comprometa-se em estar com Deus e fazer a sua vontade.

4. Contemplação

A condução desta etapa pertence totalmente a Deus. Receba o que ele te entregar, fique em silêncio e desfrute deste momento de paz.

Permita que a Palavra que você meditou no primeiro passo assuma um propósito em seu coração. Ao fim, agradeça a Deus, o louve, faça tudo aquilo que a sua fé pedir no momento. 

Estes são os passos! Esperamos ter contribuído com seus estudos bíblicos e queremos que a Palavra de Deus alimente a sua fé e ilumine o seu caminho em todos os dias da sua vida.

Se estiver com dificuldades para começar, os irmãos da Comunidade Católica Sementes do Verbo rezam diariamente a Lectio Divina no canal deles no Youtube.

Temos certeza de que vai ser uma boa companhia para você começar!

Bons estudos e boa oração!

About The Author

Francisco Eugênio

Um cristão designer apaixonado em solucionar problemas com criatividade. Casado com Aline Rocha, 28 anos, pai do Bento, natural do Rio de Janeiro - RJ.

Leave a Comment

*Please complete all fields correctly