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Entenda o que é SEM e seus benefícios para o Marketing Digital Educacional

14 novembro 2019 / By Francisco Eugênio

Para ter uma conectividade eficaz para sua escola com o seu público alvo, é importante estar atento aos principais pontos do marketing digital. Assim, a sua escola estará bem alinhada com as diversas práticas do marketing, sendo um diferencial no mercado. Para ajudar a sua instituição, fizemos uma breve explicação sobre o que é Search Engine Marketing (SEM) e seus benefícios.

Search Engine Marketing ou Marketing de busca é uma especialidade do marketing online que tem como objetivo colocar os sites e suas páginas individuais em destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google. Há duas dimensões dentro do SEM: o SEO, que vem da expressão em inglês Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e os Links Patrocinados.

Vamos explicar a função de cada um!

SEO

Com a criação de conteúdo exclusivo para sua escola, é necessário definir técnicas e estratégias que visam potencializar e melhorar o posicionamento do site nas páginas de busca, gerando mais visitas e conversões. O SEO (Search Engine Optimization), dessa forma, entra em jogo para aumentar a visibilidade nas buscas orgânicas; assim, você alcançará professores, alunos e pais, ou seja, a comunidade que faz parte do seu nicho, que no caso é o educacional.

O posicionamento dos resultados na área de busca orgânica depende da relevância do site, que é uma consequência direta de seu conteúdo e estrutura. Para estar nestas posições, não é necessário pagar nada, mas seu posicionamento depende da sua relevância e também de algumas técnicas de otimização de sites aplicadas.


Links Patrocinados

A segunda dimensão de SEM são os links patrocinados, que nada mais é do que posições pagas nas páginas de respostas dos buscadores. São anúncios pagos para veicular na internet tanto em páginas de busca quanto em sites associados que alugam seus espaços em troca de uma participação na receita gerada por estes anúncios.

Devido a esses fatores, é importante focar nos conteúdos exclusivos e atividades diferenciais que a sua escola propõe, para atrair a necessidade dos pais em colocar seus filhos em uma instituição que atenda seus desejos. Dessa forma, cria-se autoridade de domínio e aumenta o número de visitantes.

Os patrocinados são, na maioria das vezes, os primeiros resultados listados na SERP – Search Engine Result Page (página que exibe os resultados de uma busca), mas tem uma taxa de cliques bem diferente dos resultados orgânicos. Isso não porque sejam uma estratégia pior que SEO, mas porque é um posicionamento diferente em termos de marketing nas SERP’s.

Como podemos observar, o SEM e o SEO andam juntos, mas não são nada sem conteúdo de relevância. Assim, é preciso definir pautas, iniciando produções e rotinas de postagens. A função do conteúdo é ser a voz da empresa, de maneira que relacione com o público da escola.

Dessa forma, é muito importante a criação de uma persona, afinal ajuda a entender melhor qual é seu público para saber quais as melhores estratégias adotar. Com esses passos, você já pode melhorar o engajamento da sua escola e ter um diferencial para sua empresa.

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About The Author

Francisco Eugênio

Os desafios me movem. Amo pessoas e trabalhos em equipe. Uma vida que não serve, não serve para ser vivida. Acredito fielmente que posso mudar o mundo através de micro revoluções.

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