fbpx

Influência da identidade visual para cursos, escolas e faculdades

19 dezembro 2019 / By Francisco Eugênio

Antes de tudo, vamos entender o significado da palavra “identidade”:

Identidade: do latim, formado a partir do adjetivo “idem” (com o significado de “o mesmo”) e do sufixo “-dade” (indicador de um estado ou qualidade).

A identidade visual é essencial para formar uma marca. Afinal, é o meio de comunicação inicial com o público, e por isso precisa chamar atenção. Ela compreende toda a representação gráfica relacionada à empresa, desde a criação do logotipo até a sua aplicação em inúmeros materiais como cartões de visita, sites, embalagens entre outros.

Sua função, entre tantas outras, é trazer credibilidade e referência sobre o serviço ou produto, deixando implícito a qualidade e notoriedade da empresa. Lembre-se: a identidade visual é o “cartão de visitas” da sua instituição de ensino para seus clientes e alunos e está diretamente relacionada ao registro mental que as pessoas fazem da sua marca.

Assim, ela deve imprimir todos os principais traços da empresa, incluindo os valores e objetivos. A importância de uma coerência visual em tudo o que cerca a sua instituição de ensino vai além de uma associação subjetiva: ela pode impactar diretamente nos resultados.

Sabendo qual é a nossa identidade que se tem o caminho mais seguro para demonstrar a nossa missão.” (Francisco Eugênio)

Para que sua identidade visual seja eficiente, é imprescindível que cumpra três objetivos principais: ser impactante, trazer a personalidade da marca e diferenciar seu negócio da concorrência. Para isso, é preciso pensar nas seguintes questões:

  • Qual é o estilo da minha instituição de ensino? Tradicional ou mais moderna?
  • Que tipo de elementos visuais chamaria a atenção do meu público-alvo?
  • Quais cores imprimem a personalidade da minha empresa?

Levando em conta as respostas das perguntas acima, é preciso partir para a produção. O ideal é contar com o auxílio de designers experientes para que o resultado seja o melhor possível.

Geralmente, a primeira etapa é a escolha do nome – escrito por extenso ou representado por meio de um símbolo. Nest post demos 9 dicas de como escolher o nome para sua empresa.

Depois, vem aqueles elementos que ajudam na transmissão da mensagem inicial e que são os responsáveis pela fixação da identidade visual na mente das pessoas. Estamos falando da tipografia e das cores. Por fim, chegamos a elementos como grafismos, slogans, mascotes, layout do website etc., que também ajudam na construção mental positiva da marca.

Como você viu, a identidade visual é essencial em termos de conquistar espaço e se destacar da concorrência.

Ainda tem dúvidas? Agende uma consultoria gratuita conosco!

Estamos unidos na oração e no trabalho. 🙏🖥

About The Author

Francisco Eugênio

Os desafios me movem. Amo pessoas e trabalhos em equipe. Uma vida que não serve, não serve para ser vivida. Acredito fielmente que posso mudar o mundo através de micro revoluções.

Leave a Comment

*Please complete all fields correctly

Open chat