fbpx

Marketing educacional: o que você precisa saber sobre identidade visual

19 dezembro 2019 / By Francisco Eugênio

Um dos itens importantes para que seja possível realizar um trabalho de marketing educacional eficaz é a parte de identidade visual. Se trata da marca, o modo como ela é apresentada e, também, como ela caminha, se desenvolve e evolui com o passar do tempo.

Trabalhar com educação começa, antes de tudo, com a oferta de conteúdo de qualidade, contando com um corpo docente qualificado para alcançar bons resultados. Seja nos exames individuais ou mesmo no crescimento intelectual e pessoal de cada estudante.

Assim, o marketing educacional chega para apontar uma seta que nem todo mundo está mirando: é preciso apresentar esses resultados, as perspectivas e a qualidade do seu negócio de forma bem feita!

Definindo identidade visual

Identidade: do latim, formado a partir do adjetivo “idem” (com o significado de “o mesmo”) e do sufixo “-dade” (indicador de um estado ou qualidade).

Dentro do marketing educacional, a identidade visual do seu curso ou escola é essencial para o posicionamento da marca. Afinal, pode ser um meio de comunicação inicial com o público, e por isso precisa comunicar o que a instituição deseja falar.

Ela compreende toda a representação gráfica relacionada à empresa, desde a criação da logo até a sua aplicação em inúmeros materiais como cartões de visita, sites, uniformes, embalagens entre outros.

Sua função, entre tantas outras, é trazer credibilidade e referência sobre o serviço ou produto, deixando implícito a qualidade e notoriedade da instituição. Lembre-se: a identidade visual é o “cartão de visitas” da sua instituição de ensino para seus clientes e alunos e está diretamente relacionada ao registro mental que as pessoas fazem da sua marca.

Assim, ela deve imprimir todos os principais traços da empresa, incluindo os valores e objetivos. A importância de uma coerência visual em tudo o que cerca a sua instituição de ensino vai além de uma associação subjetiva: ela pode impactar diretamente nos resultados.

Sabendo qual é a nossa identidade que se tem o caminho mais seguro para demonstrar a nossa missão.” (Francisco Eugênio)

Principais objetivos da identidade visual no marketing educacional

Para que sua identidade visual seja eficiente, é imprescindível que cumpra 3 objetivos principais: 

  1. ser impactante;
  2. trazer a personalidade da marca e 
  3. diferenciar seu negócio da concorrência. 

Para isso, é preciso pensar nas seguintes questões:

  • Qual é o estilo da minha instituição de ensino? Tradicional ou mais moderna?
  • Que tipo de elementos visuais chamaria a atenção do meu público-alvo?
  • Quais cores imprimem a personalidade da minha empresa?

Levando em conta as respostas das perguntas acima, é preciso partir para a produção. O ideal é contar com o auxílio de designers experientes para que o resultado seja o melhor possível.

 

Por onde começar?

Geralmente, a primeira etapa é a escolha do nome – escrito por extenso ou representado por meio de um símbolo. 

Leia mais: 9 dicas de como escolher o nome para sua empresa.

Depois, vêm aqueles elementos que ajudam na transmissão da mensagem inicial e que são os responsáveis pela fixação da identidade visual na mente das pessoas. Estamos falando da tipografia e das cores. Por fim, chegamos a elementos como grafismos, slogans, mascotes, uniformes, layout do website etc., que também ajudam na construção mental positiva da marca.

Como você viu, dentro da perspectiva do marketing educacional, a identidade visual é essencial em termos de conquistar espaço e se destacar da concorrência.

Ainda tem dúvidas? Agende uma consultoria gratuita conosco!

Estamos unidos na oração e no trabalho. 🙏🖥

About The Author

Francisco Eugênio

Um cristão designer apaixonado em solucionar problemas com criatividade. Casado com Aline Rocha, 28 anos, pai do Bento, natural do Rio de Janeiro - RJ.

Leave a Comment

*Please complete all fields correctly