fbpx

Marketing educacional católico: por que investir num serviço especializado

23 abril 2020 / By Francisco Eugênio

O investimento em marketing educacional pode trazer consequências  que vão além do possível aumento no número de matrículas e no lucro da instituição. Embora  tudo isso faça parte do processo, há um componente importante e que diz respeito ao posicionamento das marcas e ao relacionamento com as pessoas.

As ferramentas de marketing digital oferecem possibilidades e caminhos que variam de acordo com a necessidade apresentada. Algumas têm respostas quase imediatas, outras – sobretudo as que se baseiam em construção de relacionamento, nutrição de conteúdo e engajamento – podem levar tempo. 

 

Marketing educacional católico

 

Philip Kotler, considerado o “pai” do marketing, ressalta em seu livro “Marketing estratégico para instituições de ensino” que as estratégias de marketing vão além de atrair matrículas e aumentar o número de alunos.

Segundo o autor, elas precisam encontrar formas para mantê-los na instituição e devem estar direcionadas para que os alunos se sintam satisfeitos e felizes com o serviço oferecido na escola.

Nesse sentido, é essencial que a instituição católica de ensino promova suas ações de acordo com os valores estabelecidos que, por sua vez, devem estar alinhados com a Tradição, o Magistério e as Sagradas Escrituras da Igreja.

Aliás, há diversos públicos que interagem no cenário educacional: professores, administradores e fornecedores, cada um exigindo uma maneira diferente de relacionamento. O aluno, é claro, é o agente mais decisivo para as tomadas de decisão.

Identificar a persona da instituição irá contribuir muito, especialmente no trabalho de produção de conteúdo, já que para estabelecer um relacionamento é preciso saber com quem se está falando.

Manter a comunicação em dia, possibilitando que o público lembre e perceba a marca não somente quando ela precisa, é crucial para gerar confiança e é basicamente o objetivo das estratégias de Inbound Marketing.

Também é importante lembrar aqui a relevância das redes sociais. Mas é preciso um planejamento e monitoramento adequados para a comunicação não parecer “aleatória” e acabar sendo um esforço inútil.

 

Serviço especializado em marketing educacional

 

Com tudo isso em mente, o ideal é ter um profissional ou agência de marketing especializada na área educacional para possibilitar uma comunicação eficiente e que contemple os objetivos da empresa.

A tendência é que não haja investimento reservado para essas ações, mas é importante considerar essa possibilidade, pois com ideias desordenadas e sem estratégia, os recursos perdidos podem superar muito um investimento neste sentido. 

Nem sempre é necessário ter uma equipe própria de marketing que trabalhe exclusivamente para a instituição, já que esse tipo de investimento pode sair bem mais caro do que trabalhar com uma equipe terceirizada, por exemplo.

Agências especializadas em marketing digital educacional são capazes de oferecer seus serviços à sua empresa, sem que seja necessário ter um alto custo com uma equipe própria, espaço de trabalho e materiais.

A vantagem dessas agências é o conhecimento e a expertise no assunto. Contratando um serviço assim, é possível potencializar o investimento em resultados para o seu negócio! De preferência, opte por aquelas que respeitam a missão e os valores da sua instituição católica.

Nós, da Agência B16, temos a missão de ser uma empresa genuinamente católica atuante na sociedade, com uma equipe profissional, cristã e apaixonada por solucionar problemas com criatividade e tecnologia. 

Resultado disso foi a nossa indicação na categoria “Agência Revelação” de 2019 por meio da parceria com a RD Station, uma das principais plataformas de marketing. 

Se você ficou curioso para saber mais sobre a B16 ou sobre nossos serviços, agende uma conversa conosco!

Tome a melhor decisão para a sua instituição de ensino e tenha um 2020 com resultados de verdade.

About The Author

Francisco Eugênio

Um cristão designer apaixonado em solucionar problemas com criatividade. Casado com Aline Rocha, 28 anos, pai do Bento, natural do Rio de Janeiro - RJ.

Leave a Comment

*Please complete all fields correctly