Senior man watching movie or travel on metaverse with VR glasses

METAVERSO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O que é o Metaverso?

Recentemente, uma das maiores empresas do mundo, o Facebook, alterou o seu nome para Meta

Essa mudança foi inspirada pelo desejo da marca de crescer ainda mais e, no processo, criar um novo ambiente virtual chamado de Metaverso.

O principal objetivo do Metaverso é ser um mundo amplamente interconectado onde pessoas e empresas possam criar, compartilhar, trabalhar e conviver. Tudo em um só lugar.

Dessa forma, o Metaverso é um tipo de conexão entre todos, não sendo apenas a iniciativa de uma empresa que quer ter uma experiência para si própria.

Por meio da evolução das tecnologias, em especial da realidade aumentada, da realidade virtual, da inteligência artificial e dos cada vez mais poderosos programas de computadores, o Metaverso se torna possível e, com ele, cria uma global experiência de imersão profunda.

Esse tipo de experiência poderá ser feita com pessoas ao redor de todo o mundo, e não apenas em ambientes on-lines restritos como atualmente.

É como se no Metaverso não fosse haver (e de fato não haverá) a limitação da distância física, e atividades como dançar, criar animais, praticar esportes e jogar xadrez pudessem ser facilmente desempenhadas por pessoas que estão em locais diferentes do planeta.

As possibilidades a serem permitidas pelo Metaverso são tão incríveis que sinalizam um futuro brilhante, de muitas possibilidades, para pessoas e empresas. Contudo, é sabido que ainda há um longo percurso de evolução tecnológica a ser percorrido para que tudo isso possa ser possível.

Para quem será o Metaverso?

O Metaverso é como se fosse um upgrade, um tipo de evolução da internet. Uma forma de as pessoas interagirem por meio da tecnologia.

Sendo assim, esse mundo será relativamente acessível a todos, de qualquer lugar e em qualquer tempo, desde que possuam acesso às tecnologias necessárias para estar no ambiente.

Além das formas de interação, o Metaverso também irá mudar a forma de se trabalhar, indo além, inclusive, dos limites físicos.

Como funciona o Metaverso?

Especialistas dizem que estamos ainda em uma fase inicial para a implementação do Metaverso, com as tecnologias necessárias para criar esse mundo ainda em seus primeiros estágios.

O Metaverso precisa que as tecnologias atualmente disponíveis alcancem um nível superior de desenvolvimento para permitir que as experiências reais e virtuais fiquem cada vez mais próximas umas das outras.

Muitos outros conceitos, como os NFTs, precisam estar melhor conectados para que todas as tecnologias, conceitos e dispositivos possam trabalhar juntos para permitir que o Metaverso funcione de maneira plena.

O Metaverso existe?

Algumas pessoas acreditam que o Metaverso é algo muito futurístico ou que permanece distante da realidade. A verdade é que alguns elementos e conceitos do Metaverso ainda não podem ser comprados pois dependem de tecnologia avançada para funcionar ou porque são muito caros.

Superada essa dificuldade, hoje já podemos ver como o Metaverso se manifesta por meio dos jogos virtuais, plataformas e aplicativos de trabalho conjunto, espaços virtuais, lives, nuvens de armazenamento, moedas virtuais etc.

Contemporaneamente, pessoas de qualquer lugar do mundo do mundo já podem interagir entre si, assistir a shows de seus artistas favoritos e jogar juntos, não importando as diferenças de idiomas e os países em que vivem. Sendo assim, em um primeiro nível, sentir o que será a experiência do Metaverso já é possível a muitos.

Quais são as limitações do Metaverso hoje?

Atualmente o Metaverso depende do avanço tecnológico em várias áreas.

Ainda não existem dispositivos que possam criar uma atmosfera completamente real e imersiva. 

Entretanto, tudo tem um início a partir do simples e são provenientes deles que conceitos mais complexos tendem a se tornar realidade.

Hoje existem diversas plataformas que estão aptas a dar uma amostra do que será o Metaverso futuramente, como por exemplo plataformas de interação virtual, por meio da comunicação facilitada – principalmente por aplicativos e redes sociais – e com a experiência compartilhada.

Devemos temer o Metaverso?

Se houver benefícios às pessoas e à sociedade, não há motivos para temer o Metaverso, caso ela venha a se tornar uma realidade algum dia e se, principalmente, estiver muito presente em nossas vidas da forma que promete. 

O importante é que os comportamentos continuem a manter os princípios e todos devem estar certificados de que nenhuma ação tomada no Metaverso irá ferir as leis, os princípios, a fé, a ética e a moral, dentro e fora dele.

Aguardemos para ver como será a criação desse mundo e quais as possibilidades, imaginadas e as não imaginadas, serão possíveis.

Para mais textos sobre o Metaverso, continue visitando o nosso blog.
Agência B16 – Unidos na oração e no trabalho.

Tags: No tags

LEAVE A COMMENT