Dados referente aos últimos anos – do Ministério da Educação – revelam que a quantidade de alunos do ensino à distância superou a quantidade de alunos da modalidade presencial. Este dado, que se refere à educação superior, é um alerta importante sobre o modo como se faz a propaganda do negócio e, ao mesmo tempo, sobre o poder do inbound marketing educacional atualmente.
Seja para cursos on-line, instituição de educação infantil ou ensino superior, o inbound marketing educacional pode ser uma excelente ferramenta para conquistar novos alunos e posicionar a marca com autoridade, especialmente no meio digital.
Você já ouviu falar no termo “inbound marketing educacional”?
Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing significa “marketing de entrada” e pode ser entendido como um Marketing de Atração. É basicamente um conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes.
Quando unimos ao conceito educacional, então, o inbound marketing (atrelado ao marketing de conteúdo) orienta-se para esse segmento e se propõe justamente a atrair e educar seus potenciais clientes – por meio da oferta de conteúdos de qualidade e de relevância.
A ideia é explorar canais como mecanismos de busca orgânica (google, por exemplo), blogs e redes sociais para que sua instituição seja encontrada, fazendo com que o cliente procure a instituição e não o contrário.
A hora de construir um relacionamento
A partir da atração, é hora de estabelecer um relacionamento com essa pessoa. Para isso, ela precisa virar um lead (uma oportunidade real de venda).
Estamos falando de conversão: quando uma pessoa passa suas informações – e-mail, telefone, nome – em troca de benefícios e recompensas, como um material gratuito que pode ser, por exemplo, um e-book. Comumente, ela encontra respostas que resolvam o problema de sua persona, brindes, ofertas etc.
Com uma base de leads sólida, entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing. Ela é estabelecida por meio de conteúdo personalizado e autoral e tem como objetivo acelerar o processo de compra.
Neste ponto, o e-mail marketing continua sendo um dos melhores e mais eficazes meios. O custo para alcançar toda sua base de leads é menor em comparação a outros meios, como mídias sociais, e cada campanha – se bem executada – costuma trazer resultados notórios. Os dois tipos mais comuns são emails promocionais e newsletter (e-mail periódico com um série de conteúdo e ofertas).
Basicamente, o Inbound Marketing divide-se em 5 etapas:
- Atrair – fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares, por exemplo, por meio de conteúdo relevante;
- Converter – aqui se refere à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, ou seja, se tornar um lead (oportunidade real de venda);
- Relacionar – nesta etapa, utiliza-se algumas estratégias e ferramentas para acelerar o processo de compra, como e-mail marketing (promoções e newsletter);
- Vender – depois de nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda;
- Analisar – avaliar seus resultados e comprovar o retorno do investimento com base em dados.
Uma boa ferramenta de Web Analytics para monitorar suas ações, campanhas e resultados é o Google Analytics.
Ela é bem completa e ideal tanto para quem está começando quanto para os que já tem experiência na área, e por meio dela é possível extrair diversos dados e fazer análise de métricas.
Adotar estratégias de Inbound Marketing permite uma comunicação assertiva, criando um relacionamento duradouro e possibilitando grandes resultados!
Caso queira saber se o Inbound Marketing funciona para seu negócio, nós oferecemos uma consultoria gratuita!
Estamos unidos na oração e no trabalho!