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O poder do inbound marketing educacional

17 novembro 2019 / By Francisco Eugênio

Dados referente aos últimos anos – do Ministério da Educação – revelam que a quantidade de alunos do ensino à distância superou a quantidade de alunos da modalidade presencial.

Este dado, que se refere à educação superior, é um alerta importante sobre o modo como se faz a propaganda do negócio e, ao mesmo tempo, o poder do inbound marketing educacional atualmente. 

Seja para cursos on-line, instituição de educação infantil ou ensino superior, o inbound marketing educacional pode ser uma excelente ferramenta para conquistar novos alunos e posicionar a marca com autoridade no meio digital.

 

Você já ouviu falar no termo “inbound marketing educacional”?

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing significa “marketing de entrada” e pode ser entendido como um Marketing de Atração. É basicamente um conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.

Quando unimos ao conceito educacional, o, então, inbound marketing educacional orienta-se para esse segmento e se propõe justamente a educar seus potenciais clientes – por meio da oferta de conteúdos de qualidade e de relevância.

A ideia é explorar canais como mecanismos de busca orgânica (google, por exemplo), blogs e redes sociais para que sua instituição seja encontrada, fazendo com que o cliente procure a instituição e não o contrário.

 

A hora de construir um relacionamento

A partir da atração, é hora de estabelecer um relacionamento com essa pessoa. Para isso, ela precisa virar um lead (uma oportunidade real de venda).

Estamos falando de conversão: quando uma pessoa passa suas informações – e-mail, telefone, nome – em troca de benefícios e recompensas, como um material gratuito que pode ser, por exemplo, um e-book. Comumente, ela encontra respostas que resolvam o problema de sua persona, brindes, ofertas etc.

Com uma base de leads sólida, entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing. Ela é estabelecida por meio de conteúdo personalizado e autoral e tem como objetivo acelerar o processo de compra.

Neste ponto, o e-mail marketing continua sendo um dos melhores e mais eficazes meios. O custo para alcançar toda sua base de leads é menor em comparação a outros meios, como mídias sociais, e cada campanha – se bem executada – costuma trazer resultados notórios. Os dois tipos mais comuns são emails promocionais e newsletter (e-mail periódico com um série de conteúdo e ofertas).

 

Basicamente, o Inbound Marketing divide-se em 5 etapas:
  1. Atrair – fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares, por meio de conteúdo relevante;
  2. Converter – aqui se refere à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, ou seja, se tornar um lead (oportunidade real de venda);
  3. Relacionar – nesta etapa, utiliza-se algumas estratégias e ferramentas para acelerar o processo de compra, como e-mail marketing (promoções e newsletter);
  4. Vender – depois de nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda;
  5. Analisar – avaliar seus resultados e comprovar o retorno do investimento com base em dados.

Uma boa ferramenta de Web Analytics para monitorar suas ações, campanhas e resultados é o Google Analytics.

Ela é bem completa e ideal tanto para quem está começando quanto para os que já tem experiência na área, e por meio dela é possível extrair diversos dados e fazer análise de métricas.

Adotar estratégias de Inbound Marketing permite uma comunicação assertiva, criando um relacionamento duradouro e possibilitando grandes resultados

Caso queira saber se o Inbound Marketing funciona para seu negócio, estamos oferecendo uma consultoria gratuita!

Estamos unidos na oração e no trabalho!

About The Author

Francisco Eugênio

Um cristão designer apaixonado em solucionar problemas com criatividade. Casado com Aline Rocha, 28 anos, pai do Bento, natural do Rio de Janeiro - RJ.

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