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Persona no marketing educacional: você conhece o perfil de quem escolhe sua instituição?

28 novembro 2019 / By Francisco Eugênio

Se você tem uma instituição de ensino, certamente alguma vez já recebeu o questionamento sobre qual é o perfil do público da empresa. Compreender a sua persona é fundamental não só para o desempenho do seu serviço, mas para o sucesso nas estratégias de inbound marketing educacional na captação de novos alunos.

O processo de definição desse público alvo é chamado de construção de persona. Seja na produção de conteúdo para blog ou redes sociais, é interessante dar atenção a este passo, pois é isso  que direciona os temas e a linguagem utilizada para abordagem.

De maneira simplificada, a persona é definida de acordo com o cliente, suas principais dores, preferências, características e supostas intenções.  Vamos, juntos, entender melhor o que significa tudo isso!

PERSONA NO MARKETING EDUCACIONAL?

Persona é como um “personagem” fictício que representa seu cliente ideal. No inbound marketing educacional, ela é baseada de acordo com o comportamento e características demográficas de clientes ou público-alvo, bem como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Também é importante levar em consideração o cenário em que a sua instituição de ensino se apresenta como resposta para as questões apresentadas à persona.

É possível, para uma boa definição de persona, identificar características comuns entre público-alvo. Se você já possui uma base de alunos, ela será um ótimo começo para sua investigação.

Mesmo que existam perfis diferentes de pessoas que consumiram seu produto ou serviço, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Ela irá guiar toda a criação de conteúdo e estratégias de marketing digital da sua instituição.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PERSONA E PÚBLICO-ALVO?

Geralmente, algumas pessoas tendem a pensar que persona e público-alvo são sinônimos. Vamos para um exemplo prático, primeiro, e depois partimos para as definições:

Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 35 anos, casados e com filho(s), empregados, com renda média mensal de 5.000 reais. Pretendem oferecer um autêntico ensino católico para os filhos.

Persona: Vinícius tem 30 anos, é funcionário público e casado com Laila. Pensa em colocar seu filho de 5 anos em uma escola que passe os ensinamentos e a tradição católica e ensine alguns idiomas, como o latim. Está buscando uma instituição com essas características e que tenha um valor dentro de seu orçamento.

O público-alvo é uma parcela abrangente de pessoas para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona é a representação humanizada e personalizada de seu cliente ideal.

POR QUE CRIAR UMA PERSONA?

O objetivo de se criar personas é adequar melhor a linguagem e o conteúdo, além de direcioná-los corretamente.

Ou seja, enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, possibilitar que suas estratégias desempenhem melhor.

Resumindo, os motivos da criação de personas para sua instituição de ensino são:

  • Determinar o conteúdo necessário para se trabalhar visando seus objetivos;
  • Definir a linguagem;
  • Ajudar no planejamento de suas estratégias de marketing;
  • Entender onde os potenciais alunos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

COMO DEFINIR UMA PERSONA

Agora que você já entendeu o que é persona, quais suas vantagens para o marketing educacional, será preciso levantar algumas informações que irão orientar o perfil de seu cliente típico.

Algumas questões irão auxiliar a definir o perfil comportamental de sua persona:

  • Quais são as características físicas e psicológicas de seus potenciais alunos?
  • Que tipo de assunto sobre a sua área de atuação interessaria a ele?
  • Quais são as atividades profissionais e pessoais que ele realiza?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Quais seus objetivos, desafios e obstáculos?
  • Caso sua instituição seja B2B, qual empresa ou prestador de serviço compraria a sua solução?

É necessário ter em mente o que o aluno ou responsável pela aquisição de seu produto ou serviço busca, seus interesses e problemas enfrentados no dia-a-dia.

Concluída esta pesquisa, você terá uma grande quantidade de informação sobre seus potenciais compradores.

Se você ainda tem dúvidas ou inseguranças, participe da nossa consultoria gratuita

Estamos unidos na oração e no trabalho!

About The Author

Francisco Eugênio

Um cristão designer apaixonado em solucionar problemas com criatividade. Casado com Aline Rocha, 28 anos, pai do Bento, natural do Rio de Janeiro - RJ.

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