Identidade visual: o que você precisa saber
Quando se trata de identidade visual, entende-se que a empresa é o que ela mostra. Ao menos é isso que possíveis clientes pensam quando encontram a marca de uma empresa.
Uma empresa que seja inexpressiva ou que não comunique os serviços e valores da organização de forma clara naturalmente não será bem vista. Sendo assim, a identidade visual não pode ser negligenciada.
Os elementos visuais que a compõem criarão uma percepção nas pessoas acerca da marca. Imagens são uma poderosa forma de comunicação, que despertam emoções e têm alta capacidade de persuasão.
Quando pensadas para a identidade visual de algo (alguém, marca, empresa, produto ou serviço), elas não podem de forma alguma se comunicar de maneira errada.
O que é identidade visual?
Identidade visual são todas as informações gráficas (cores, fontes da marca e dos conteúdos de comunicação, texturas, ícones, formas, mascote, etc.) que expressam o motivo de uma marca ser diferenciada com relação às concorrentes. Ela não fica presa apenas à logomarca, portanto, podendo ser parte de tudo o que for visível ao cliente, como interiores de loja, layouts de sites e feeds de redes sociais.
É comum que a identidade visual comunique sobre o estilo da marca e forneça informações sobre sua representação e como ela deve se posicionar visualmente em todos os momentos.
Podem ser listados como os principais objetivos da identidade visual:
→ Criar uma conexão emocional com o público;
→ Informar os clientes sobre a natureza da marca e sobre seus valores, produtos e serviços;
→ Unificar aspectos variados da marca por meio dos recursos visuais.
Os elementos da identidade visual
A identidade visual posiciona a linguagem visual de uma marca. Nela, seus elementos principais ficam organizados de forma a criar um significado para quem a vê.
Vamos apresentar os principais elementos responsáveis por manter a identidade visual harmônica.
1. Imagens
As imagens compõem a identidade visual. Podem ser constituídas por formas, logotipos, ícones e ilustrações diversas. Com relação à qualidade, podem ser muito simples ou bem complexas, vai depender do que for planejado na estratégia de comunicação.
2. Tipografia
A tipografia é a forma ou estilo de texto adotado utilizado na marca. Existem tipos variados de fontes que podem ser utilizadas e cada uma vai causar um efeito diferente no consumidor. Para construir a identidade visual, é importante que ela seja adequada a compor o logotipo e ser perfeitamente legível.
3. Paleta de cores
De suma importância para a identidade visual, as cores são utilizadas para identificar a marca por meio de um esquema de tons e matizes específico. Se usadas de forma correta, as cores têm a capacidade de despertar nos clientes uma resposta emocional muito efetiva.
O ideal é que as cores adotadas sejam aproveitadas em todos os materiais, produtos, ambientes e redes sociais da marca. O designer – profissional responsável pelo melhor uso do elemento visual – vai escolher as que melhor representam a marca e atribuir funções às cores, garantindo o melhor uso delas.
4. Imagens
A imagem é o elemento que mais se posiciona como espelho do público-alvo da marca. É uma forma de espelhar os clientes no produto que consomem, para que eles possam se identificar.
O grande desafio para os designers aqui é escolher acertadamente imagens que representam a personalidade da empresa e de seus clientes.
No conceito de imagens, ficam também inclusos vídeos, fotografias e os personagens – reais ou não – que representam a marca em anúncios.
Identidade visual: marca valorizada
Como visto, uma identidade visual bem feita anuncia a própria existência da marca, com sua personalidade e propósitos. Não temos dúvidas de que um projeto visual de qualidade torna uma marca ainda mais reconhecida e valorizada.
Quanto mais o cliente se sentir representado e identificado com a identidade visual, mais vontade de consumir os produtos e serviços terá, além de se sentir representado por ela.
Com o passar do tempo, a marca ficará tão fixa em sua mente que o processo de escolha será praticamente automático, gerando um maior reconhecimento para a empresa e mais vendas.
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