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Público-alvo, persona e lead: entenda de uma vez por todas

O marketing digital é uma área estratégica da comunicação que, por ser muito relevante e rica em detalhes, possui diversos termos técnicos próprios. Expressões como público-alvo, persona e lead podem confundir aqueles que estão dando os primeiros passos para aprender mais sobre marketing e os empresários interessados em contar com os serviços do setor.

Ciente disso, a equipe da B16 preparou esse texto para explicar sobre essas expressões, que parecem semelhantes, mas guardam diferenças estratégicas. Tais diferenças são importantíssimas de serem compreendidas.

Vamos conhecer melhor os termos?

Público-alvo: a importância de identificar as pessoas certas

No marketing digital, as estratégias não são pensadas para atingir a todos, e sim, a um grupo específico de pessoas. Esse grupo geralmente possui características semelhantes, além de necessidades e desejos em comum.

Tudo isso são indicativos que elas se identificam com os produtos ou serviços oferecidos por determinada empresa. Essas pessoas enquadram-se no que é chamado pelo marketing de público-alvo, para quem os esforços estratégicos devem ser direcionados a fim de que a empresa ofereça os seus produtos ou serviços.

Para ser definido como público-alvo, os consumidores devem apresentar algumas características em comum, como dizemos. Além de que, comportamentalmente, suas posturas sejam adequadas para iniciar um relacionamento em vista de que se tornem clientes da empresa.

Para identificar seu público-alvo, deve-se observar as seguintes características das pessoas às quais sua empresa visa atender:

✓ Faixa etária
✓ Local em que vivem
✓ Nível de escolaridade
✓ Necessidades
✓ Objetivos e gostos em comum
✓ Atitudes nas redes sociais

Atenção: empresas que não definem o seu público-alvo são propensas a perderem tempo, investimentos e vendas por dirigirem sua comunicação às pessoas erradas, tendo prejuízos e dificuldades para se posicionar no mercado.

Após ser determinado o público-alvo, as estratégias pensadas pelo marketing digital devem ser direcionadas até ele, a fim de que se alcancem melhores resultados. Enquanto o público-alvo fornece informações mais genéricas sobre o seu “cliente ideal”, a persona traz um detalhamento maior, dando “rostos” e nomes a quem seria esse cliente ideal.Vejamos a seguir sobre.

Leia também: Identidade Visual, tudo o que você precisa saber 

Persona, a representação do cliente ideal

A persona é como um personagem, um esboço fictício com as características ideais de alguém que consome o produto ou serviço oferecido pela empresa. É possível construir uma ou mais personas para uma mesma empresa ou campanha.

As personas são construídas por meio de características humanizadas. Tais características não podem ser adivinhadas, nem sequer podem vir de uma suposição ou “achismos” da equipe de marketing.

Ela deve ser definida por meio de dados e pesquisas feitas. Para definir uma persona eficiente, com detalhes completos, devem ser escolhidos um nome, a idade, estado civil, hobbies, profissão, rotina, problemas enfrentados e o que mais foi relevante para a equipe de produção:

✓ Nome, idade e sexo
✓ Classe social
✓ Hobbies e preferências pessoais
✓ Lugar onde vive
✓ Hábitos de consumo
✓ Desafios enfrentados
✓ Metas pessoais

Em um primeiro olhar, pode ser possível pensar que público-alvo e persona são a mesma coisa. Mas não são. A noção de público-alvo é mais generalizada, focada em grupos homogêneos. Já a persona apresenta características mais exatas e necessidades únicas, trazendo informações e insights poderosos para melhorar os resultados.

A seguir, um modelo simples do que seria uma persona:

“Eliana tem 27 anos e está noiva. Formada em medicina veterinária, trabalha em uma clínica e recebe um salário de R$ 3.700,00. Gosta de praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável. Seu maior sonho é ter uma casa própria, mobiliada de forma personalizada, para receber amigos e família. Seu maior medo é ficar desempregada”.

Lead, a grande oportunidade de fechar negócio

Encontrar quem tem um real interesse no que está sendo vendido é o que faz as empresas investirem tanto em marketing digital, pois as empresas vivem de vendas. Para que isso aconteça, captar o lead é uma das tarefas mais importantes.

Mas, afinal, o que é um lead? Ele é um potencial consumidor do seu produto em forma de contato. É a persona que demonstrou um interesse real em saber mais sobre a empresa e sobre o produto em si, deixando algumas informações como nome e e-mail para tal.

O interesse pode ser identificado quando ele realiza algumas das seguintes ações:

✓ Baixa um material que foi oferecido gratuitamente para download
✓ Cede informações sobre si em formulários para receber mais informações sobre o produto ou serviço

Ao gerenciar esse contato, a equipe de marketing consegue criar bases para se relacionar com os leads, acompanhando todas as etapas até que a venda possa ser concretizada. Esse processo de estabelecer um relacionamento contribui para o sucesso empresarial e posterior crescimento.

Confie no marketing digital

O marketing digital é certeiro quando orienta os gestores para conhecer o seu público com o máximo possível de detalhes e fazer com ele a comunicação perfeita. Esses recursos, quando bem compreendidos e trabalhados por profissionais, auxiliam na conquista de melhores resultados em vendas.

Para aplicar essas e outras ferramentas de marketing digital, contratar profissionais qualificados é sempre a melhor escolha.

A B16 é especialista em marketing digital e está a postos para prestar o melhor serviço ao seu negócio, com muita oração e trabalho! 

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