fbpx

São Bento: o santo da oração e do trabalho

13 janeiro 2020 / By Francisco Eugênio

Ora et labora

A frase mais famosa da Santa Regra (Regula Monasteriorum) escrita por São Bento é “Ora et labora”, que significa “orar e trabalhar”. Segundo São Bento, o cristão é chamado a cultivar a vida de oração e trabalho não de forma separada, mas como uma única coisa.

São Bento entende a oração como meio para permanecer na presença do Senhor o dia inteiro, ajudando a ver no trabalho uma ocasião de encontro com Deus, serviço e amor a Deus e ao próximo.

Via no trabalho a melhor situação para o homem amadurecer, adquirir disciplina e virtudes, porque a graça de Deus atua na alma com os esforços do homem em ser melhor. Assim, o trabalho tem um sentido de redenção.

Regula Monasteriorum

São Bento escreveu a Regula Monasteriorum (Regra dos Mosteiros) que é chamada de Regra Beneditina ou Regra de São Bento e que influenciou diversas ordens religiosas.

A Regra tinha a intenção de conter importantes ensinamentos espirituais não só para monges, mas para todos os leigos.

Os mosteiros fundados por São Bento, que depois se multiplicaram por todo o mundo, tornaram-se centros de cultura, e muitos monges davam aulas em escolas e universidades.

Um grande número de Papas da Igreja Católica Apostólica Romana vieram da Ordem Beneditina, como Bento XII (1334-1342), Santo Urbano V (1362-1370) e Gregório XVI (1831-1846).

Medalha de São Bento

São Bento ficou famoso pelas tentações que teve e venceu com o auxílio de Deus e a luta pessoal por corresponder a graça.

A medalha de São Bento é usada por muitos católicos, desde a Idade Média, para pedir proteção contra as tentações e perigos e também simboliza a devoção e amor dos fiéis a um dos maiores santos de toda a história do Cristianismo.

A frente da medalha mostra São Bento segurando a Santa Regra com a sua mão esquerda e a cruz com a sua mão direita.

Ao redor de São Bento está escrito Eius in obitu nostro praesentia muniamur que significa Sejamos protegidos pela presença de São Bento na hora de nossa morte.

Está escrito na esquerda da imagem de São Bento Crux S. Patris e na direita Benedict . Crux S. Patris Benedict significa a Cruz do Santo Pai Bento porque os monges beneditinos consideram São Bento como pai espiritual.

No topo da medalha está escrito PAX que significa Paz.

Entre as hastes da Cruz está escrito:

C S P B – Crux Sancti Patris Benedicti que significa Cruz do Santo Pai Bento.

Na haste vertical da Cruz está escrito:

C S S M L – Crux Sacra Sit Mihi Lux que significa Cruz Santa Seja a Minha Luz.

Na haste horizontal da Cruz está escrito:

N D S M D – Non Draco Sit Mihi Dux que significa Não seja o dragão o meu guia.

Ao redor da Cruz está escrito na direita:

V R S N S M V – Vade Retro Sátana Numquam Suade Mihi Vana que significa Retira-Te, Satanás, Nunca Me Aconselhes Coisas Vãs!

Ao redor da Cruz está escrito na esquerda a continuação da oração:

S M Q L I V B – Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas que significa É Mau O Que Me Ofereces, Bebe Tu Mesmo Os Teus Venenos!

Esta oração de São Bento é utilizada por muitos fiéis para vencer tentações.

Estamos unidos na oração e no trabalho. 🙏🖥

Com informações de: http://www.blogcruzterrasanta.com.br/

About The Author

Francisco Eugênio

Um cristão designer apaixonado em solucionar problemas com criatividade. Casado com Aline Rocha, 28 anos, pai do Bento, natural do Rio de Janeiro - RJ.

Leave a Comment

*Please complete all fields correctly