Photo of happy diverse female friends ignore live communication, chat in web blog via cell phones, gaze with positive expressions at screens, wear casual clothes, stand shoulder to shoulder.

WhatsApp e Telegram para empresas: como usar essas ferramentas

Os aplicativos de mensagens instantâneas caíram no gosto dos usuários e transformaram a forma como as pessoas se comunicam pela internet. Duas ferramentas se destacam na preferência e dominam a maior parte do mercado: o WhatsApp e o Telegram

Estima-se que 99% dos smartphones de usuários brasileiros têm o WhatsApp instalado, o que representa em torno de 120 milhões de pessoas, um número bastante impressionante. Já o Telegram está presente em pelo menos 53% dos aparelhos utilizados no Brasil, o que está longe de ser um dado insignificante, mas ainda é tratado como “opção B” para quando o principal concorrente está fora do ar.

Porém, vem crescendo em popularidade, podendo em breve desocupar o lugar de coadjuvante. Empresas têm entendido que essas são ferramentas imprescindíveis para manter um canal de comunicação com os seus consumidores, buscando fidelização e melhor atendimento.

Cerca de 40% dos empresários identificaram essa possibilidade e adotam os aplicativos de mensagens para fins comerciais.

Vamos contar sobre as principais características que cada um desses aplicativos oferece e a melhor forma de utilizá-los em seu negócio.

WhatsApp Business e Telegram para Negócios

Cientes de sua imensa relevância mercadológica, o WhatsApp e o Telegram buscam oferecer soluções para que empresários possam ter uma melhor forma de comunicação com seus clientes, impulsionando vendas com um baixo investimento.

Dessas necessidades surgiram as ferramentas WhatsApp Business e Telegram para Negócios que estreitam os laços entre empresas e clientes. Na sequência, vamos conhecer as características principais de cada aplicativo.

WhatsApp Business

Com cerca de 2 bilhões de usuários no mundo todo, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular. Seus usuários enviam em torno de 65 bilhões de mensagens todos os dias. 

Com um uso tão difundido entre o público, a companhia resolveu criar a ferramenta WhatsApp Business, fazendo com que fosse muito mais conveniente para as pessoas entrarem em contato com as empresas utilizando um aplicativo com o qual elas já estavam habituadas.

Essa é a grande proposta do aplicativo: permitir às pessoas entrar em contato com as empresas que são clientes utilizando um aplicativo que já faz parte do seu uso cotidiano, tendo respostas às suas dúvidas com mais praticidade.

O WhatsApp Business para as empresas

Às empresas menores, o WhatsApp criou um aplicativo separado, de uso mais simplificado e disponível para download gratuitamente. Com ele, é possível utilizar uma boa oferta de ferramentas pensadas para melhorar a comunicação entre empresa e cliente, como as respostas rápidas, mensagens automáticas e contatos organizados por marcadores. 

Já para empresas de médio e grande porte é possível utilizar a API do WhatsApp Business, que oferece um provedor de serviços de conversação para que usuários de todo o mundo possam fazer contato, com segurança e proteção de dados.

Os principais benefícios oferecidos às empresas são:

  • Conta verificada como perfil comercial da marca;
  • Comunicação privada e segura;
  • Envio de mensagens automáticas;
  • Alcance global de clientes;
  • Informações sobre a entrega de mensagens muito precisas.

O Telegram para Negócios

O Telegram se tornou uma plataforma de mensagens instantâneas com crescimento considerável nos últimos anos. Atualmente, a plataforma tem cerca de 500 milhões de usuários ativos (1,2 milhões de novos usuários diariamente), responsáveis pelo envio diário de 15 bilhões de mensagens.    

No Telegram, empresas podem criar canais de transmissão exclusivos para manter contato com os seus clientes, com a divulgação de conteúdos interativos e informações sobre a marca, incluindo as novidades sobre seus produtos e serviços. 

Outra funcionalidade que se destaca é o uso de bots – robôs de interação – que fornecem respostas automáticas aos usuários e ajudam a expandir o horário de atendimento da empresa.

Em suma, os principais benefícios são:

  • Automação de bots gratuita;
  • Alta taxa de engajamento;
  • Grupos com público ilimitado;
  • Privacidade garantida;
  • Acesso às estatísticas de desempenho do canal.

Conclusão

Entendemos que os aplicativos WhatsApp e Telegram podem ser grandes auxiliares para as empresas que querem melhorar a forma de se comunicar com os seus clientes. Essas ferramentas fazem parte do uso diário de grande parte das pessoas no mundo. Com elas, alcançar os clientes tornou-se um procedimento rápido e fácil.

Para todo negócio é importante ter métodos que permitam melhores resultados. Por meio desses aplicativos, campanhas de marketing direcionadas podem ser feitas com mais facilidade para atrair novos clientes e criar com eles uma conexão.

Contudo, isso não significa que a empresa deve pegar um celular e sair distribuindo mensagens na forma de spam. Antes, é preciso conhecer bem o público-alvo para que seja definida a melhor forma de abordagem.

Quer saber mais sobre como a comunicação pode transformar o seu negócio positivamente e ajudar a conquistar melhores resultados? 

A B16 tem os serviços que você precisa e nossa equipe está a postos para melhor atender você!

Faça contato clicando aqui

(61) 9 9867-9408 ou clique neste link para falar em nosso WhatsApp.

Agende gratuitamente a sua consultoria aqui.

Ou deixe um direct em nosso Instagram.

Estamos unidos na oração e no trabalho!

LEAVE A COMMENT